Dívidas Relacionadas ao Consumidor
O que é o superendividamento do consumidor?
Superendividamento do consumidor é uma situação em que um indivíduo ou família acumula uma dívida excessiva que ultrapassa sua capacidade financeira de pagar. É quando a pessoa se encontra em uma situação na qual os seus rendimentos não são suficientes para cobrir as despesas mensais básicas e os pagamentos de dívidas.
O superendividamento pode acontecer por diversos motivos, como desemprego, divórcio, doença, gastos excessivos com cartão de crédito e empréstimos bancários, entre outros. Essa situação pode levar a uma série de consequências negativas, como aumento do estresse e da ansiedade, redução da qualidade de vida, inadimplência, negativação do nome nos órgãos de proteção ao crédito e até mesmo perda de bens e imóveis.
A Lei do Superendividamento – Lei nº 14.181/21
A lei foi criada para o consumidor que possui dívidas que superam seus ganhos mensais, ou seja, não sobra dinheiro para sua subsistência.
O Superendividamento impossibilita o consumidor de pagar suas obrigações como: cartões de créditos, empréstimos bancários, contas de luz, de água, entre outras, sem comprometer sua renda mensal.
E quando a renda mensal é comprometida para pagar obrigações, a tendência é se endividar cada vez mais com empréstimos que possuem juros altíssimos, fazendo com que as dívidas virem uma bola de neve e vai deixando o consumidor cada vez mais sem condições de pagar seus débitos.
Como nós te ajudamos?
Fazemos uma renegociação de suas dívidas de acordo com a Lei do Superendividamento – Lei 14.181/2021, visando descontos, afastamento de juros, multas e prorrogação do prazo de pagamento, para sua recuperação financeira, além da exclusão do nome dos órgãos de proteção ao crédito.
Quem pode beneficiar-se?
Pessoas físicas (consumidores) que estejam diante da impossibilidade de pagar a totalidade de suas dívidas, sem comprometer o mínimo mensal para subsistência.